Por certo, Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec – 2019) é administrado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Assim, é um programa que tem como principal objetivo ofertar vagas de cursos técnicos gratuitos em instituições de ensino superior pública e privada.

Eventualmente os cursos técnicos são excelentes oportunidades de qualificação profissional aos jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho. Ou até a pessoas que queiram uma nova oportunidade profissional.

Assim sendo, neste artigo você vai conferir tudo sobre o Programa. Além de ficar por dentro das principais dicas para conseguir uma vaga pelo Sisutec 2019!

sisutec 2019

Como funciona o Sisutec?

As inscrições do Sisutec normalmente são abertas duas vezes por ano. Assim, sendo uma no início do semestre (em fevereiro) e a outra em junho.

Publicidade

No entanto, existe uma única etapa de inscrição, que deve ser feita com login e senha usada no site do Enem. Aos que fizeram a última edição do Enem e não estão matriculados em nenhum curso de graduação, podem se inscrever no Sisutec e realizar qualquer curso de educação profissional.

Durante a inscrição no Sisutec 2019, o estudante precisará decidir duas opções de curso entre as demais vagas disponibilizadas no sistema. Todas elas são oferecidas por diversas instituições de ensino.

Depois, os candidatos precisarão definir se querem concorrer às vagas designadas aos estudantes que cursaram o ensino médio completo em escola da rede de ensino pública ou em instituições privadas, mas como bolsista integral.

Publicidade

Há também a possibilidade de concorrer às vagas destinadas a negros, indígenas ou pardos. O processo de seleção será feito com base nas melhores notas dos candidatos inscritos.

Quando o resultado for divulgado, o Sisutec disponibilizará uma lista com todos os convocados. Os quais terão um prazo para confirmar se desejam ou não iniciar o curso.

Quem pode se inscrever no Sisutec 2019

Todos os estudantes que realizaram a última edição do Enem podem participar do processo seletivo do Sisutec 2019.

Publicidade

Com isso, os candidatos poderão concorrer às vagas aos cursos gratuitos ofertados pelas instituições de ensino. Todavia, as oportunidades são designadas aos estudantes que cursaram o ensino médio completo em uma instituição da rede pública de ensino ou como bolsista integral em qualquer colégio da rede privada.

No entanto, nem tudo está perdido. Os demais concorrentes que não se enquadrarem nesses requisitos deverão participar do processo seletivo das vagas de ampla concorrência.

Cabe destacar que será preciso possuir o número de inscrição e a senha utilizada no Enem, para se inscrever no Sisutec 2019.

Como me inscrever no Sisutec 2019?

Se você pretende iniciar um curso técnico através do Sisutec, siga os seguintes passos:

  • Primeiro passo: assim que iniciar o período de inscrição, acesse o site do MEC
  • Segundo passo: na página do sistema, informe todos os dados necessários (número de inscrição do Enem e senha de acesso). Logo após entre na página do participante no Sisu
  • Último passo: feito isso, você terá duas opções de curso. Portanto escolha os de seu interesse e realize a inscrição para concorrer às vagas

Pronto! Depois de realizar este processo, acompanhe a note de corte do Sisu 2019 de ambas as áreas e compare com a nota obtida no Enem. Se a sua nota estiver abaixo da nota de corte, você terá direito a escolher outra opção de curso que esteja ao seu alcance. Tudo dentro do prazo estabelecido pelo sistema.

Confira os Cursos Pronatec 2019

Sisutec 2019 – Inscrições e Cursos
5 (100%) 1 voto[s]