A Inscrição ENEM 2021, em breve deve começar e já existem muitos estudantes ansiosos para fazer seu cadastro.

Se acaso, você é um deles, veja aqui as principais informações sobre como o ENEM 2021 deve funcionar, com passo a passo completo do ENEM inscrição e fique mais tranquilo quando o momento chegar, por estar mais bem preparado para todo o processo do ENEM 2021.

Publicidade

ENEM 2021 – Como funciona?

O ENEM é uma avaliação realizada todos os anos, abrangendo todo o território brasileiro.

O resultado do ENEM 2021 servirá aos participantes, como um meio de conseguir uma bolsa de estudos integral ou parcial através do PROUNI, também, é usado para selecionar alunos as vagas em universidades públicas.

Sobretudo, além desses processos seletivos, a nota do ENEM 2021, em várias instituições de ensino superior, substitui o vestibular normal.

Publicidade

Entretanto, uma das etapas mais importantes da prova do ENEM 2021 é o período de inscrição do ENEM, que abre por poucos dias e tem prazo limitado de pagamento da taxa de inscrição aos quem não tem a isenção.

Inscrição do ENEM 2021 – Como Fazer? Passo a Passo Completo

Inscrição ENEM

Quando começar a inscrição do ENEM 2021, o candidato se cadastrará no site do INEP. O processo é simples, leva poucos minutos e é pela internet mesmo:

  1. Primeiramente, abra a página do portal do INEP, na aba de inscrição ENEM;
  2. Na página, localize e clique no ícone “Inscrição“;
  3. Feito isso, digite seu CPF e data de nascimento;
  4. Em seguida, preencha os campos com seus dados pessoais, como nome completo, CPF, sexo, estado civil, número do RG, data de nascimento,etc;
  5. Nesta mesma página, você deve informar seu endereço;
  6. Logo preenchidos os dados, a próxima etapa é criar uma senha;
  7. Caso necessite de atendimento especifico, por ter alguma necessidade especial, você pode identificar isso na área de Recursos;
  8. Defina o idioma da avaliação na prova do ENEM: Espanhol ou Inglês;
  9. Digite os dados da escola, no qual cursa ou estudou o ensino médio;
  10. Por fim, responda o questionário socioeconômico.

Terminadas as etapas da Inscrição ENEM é o próximo passo é fazer o pagamento da taxa de inscrição, imprimindo o boleto pelo site. Caso você tenha a isenção do ENEM 2021, então, este procedimento evidentemente não é necessário.

Veja aqui tudo sobre o Edital ENEM!

Ficou alguma duvida sobre como fazer a inscrição? Então veja passo a passo nesse vídeo!

Isenção do ENEM 2021

O valor da taxa de inscrição no ENEM 2021 é de R$ 85,00, alguns participantes do exame que se enquadrarem em algumas situações de vulnerabilidade pública é que podem solicitar a isenção .


Os interessados devem ficar atentos, pois existe um período de solicitação que geralmente acontece antes do inicio da inscrição ENEM, no mês de abril.

Quem pode solicitar?

A Isenção no ENEM 2021 ajuda pessoas em situações de vulnerabilidade social, evitando pagar a taxa de inscrição ENEM 2021. Entretanto, é apenas concedido em casos específicos:

  • Estudantes de rede escola pública, declarada no último censo, a se formarem no ensino médio em 2021;
  • Participantes de famílias inscritas no Cadúnico;
  • Estudantes com nota mínima no Encceja 2021;
  • Alunos de escolas privadas, os quais fizeram o ensino médio com bolsa de estudos integral e a renda familiar é de 1 salário mínimo e meio por pessoa.

Calendário ENEM 2021

Se acaso, você entrar agora no site do INEP, ainda não encontrará o Calendário ENEM 2021. No entanto, considerando como o processo do exame tem ocorrido nos últimos anos, está previsto o cronograma ficar do seguinte modo:

  • 30 de junho a 14 de julho – Começam as inscrições;
  • 21 e 28 de novembro – Realização das provas, digital e impressa

Veja aqui o calendário do ENEM 2021!

Publicidade
[mautic type="tags" values="enem"]