Local da prova Encceja – O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) está com inscrições abertas para provas em todo o país e no exterior. A realização da prova é um passo importante para aqueles que desejam se qualificar a fim de conquistar uma vaga melhor no Mercado de Trabalho, ou ainda ingressar no Ensino Superior.

Um dos detalhes mais importantes que merecem a atenção do candidato é o Local da prova Encceja .

Publicidade

Local da prova Encceja

local da prova encceja

A prova do Encceja será aplicada em todos os Estados brasileiros e também no Distrito Federal. A lista de municípios está assinalada no Anexo I do Edital.

As informações principais, assim como instituição de ensino onde a prova será realizada, sala, horário, etc. constam no Cartão de Confirmação da Inscrição. Por isso, é importante que o candidato leve este cartão no dia da prova.

Como Consultar o Local da Prova?

A situação da inscrição do participante e a divulgação do local de provas será divulgada no Portal do Encceja. O Cartão de Confirmação possui todos os detalhes importantes para a realização da prova. Assim como número de inscrição, data da prova, horário e local de realização das provas.

Publicidade

Além disso, é neste Cartão que o candidato conhecerá a Secretaria Estadual de Educação. Ou então o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) que concederá o certificado.

Entretanto, vale lembrar que, por questões de logística e segurança, o Inep possui o direito de acrescentar, excluir ou substituir os municípios que estão listados no Anexo I do Edital. Se acaso isso acontecer, o participante será realocado ao município mais próximo. Você pode consultar o Cartão de Confirmação da Inscrição neste endereço.

O cronograma do Encceja está definido assim:

  • Provas – 29/08
  • Abertura dos portões – 8h e 14h30
  • Fechamento dos portões – 8h45 e 15h15
  • Horário das provas – das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30
  • Pedidos de reaplicação – até cinco dias após a prova
  • Gabaritos – disponibilizados até 10/09
  • Resultados – data ainda para divulgação.

Os horários das provas para cada modalidade estão definidos logo abaixos.

Ensino Fundamental:


  • Das 9h às 13h: Ciências Naturais e Matemática
  • Das 15h30 às 20h30: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia.

Ensino Médio:

  • Das 9h às 13h: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias
  • Das 15h30 às 20h30: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Alterar local da prova Encceja

O local da prova é gerado automaticamente, no momento da inscrição. No entanto, se o candidato não tiver condições de se dirigir ao Local da prova Encceja que foi pré-selecionado pelo Inep, é possível solicitar a alteração enquanto o Encceja ainda estiver em período de inscrição, ou seja, até o dia 31 de maio.

Logo após as inscrições terminarem e a inscrição for confirmada, será impossível fazer esta mudança.

O Encceja é a porta de entrada para uma vida melhor do jovem e do adulto que não teve condições de concluir o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade certa. Devido à importância, é necessário que você fique atento às datas e, é claro, ao Local da prova Encceja.

Se prepare bastante e preste atenção à todas as informações presentes no Cartão de Inscrição e no Edital. Além disso, não se esqueça de chegar com antecedência no dia da prova e boa sorte!

Publicidade

Além disso, veja aqui como consultar o Resultado do Encceja!