Criado em 2011, durante a gestão Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já atendeu mais de 8 milhões de brasileiros. Os Cursos Pronatec 2019 foram criados a fim de oferecer oportunidades no mercado de trabalho aos jovens. O objetivo do Programa consiste em democratizar o ensino por meio de bolsas de estudos gratuitas. Eventualmente, que envolvem cursos técnicos e qualificação profissional. Dessa maneira, o brasileiro passa a contar com mais oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Eventualmente resultando em mão de obra qualificada e melhora contínua da economia do País.

Se você deseja conseguir uma vaga de emprego através dos cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec, porém não sabe quais modalidades existem, continue lendo este artigo.

Quais são os cursos Pronatec 2019?

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego oferece pouco mais de 640 opções de cursos diferentes. Que são distribuídos por todo o território nacional. cursos pronatec 2019

Publicidade

No entanto, vale lembrar a não garantia de disponibilidade desses cursos Pronatec.

Geralmente, as vagas são abertas de acordo com a necessidade de mão de obra técnica preparada da região. A lista completa de cursos Pronatec 2019 pode ser visualizada através do portal do Pronatec no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, e do Guia Pronatec de Cursos FIC.

Nestes guias é possível realizar a consulta de uma lista completa, com todos os cursos presentes no Programa.

Publicidade

Além disso, também podem ser consultadas as vagas ofertadas em todo território nacional, assim como o local de realização de cursos e etc.

Publicidade

Assim como foi mencionado no início deste artigo, não existe nenhuma garantia de disponibilidade dos cursos.

Para a abertura de vagas é preciso ter, pelo menos, 50% do quadro de vagas preenchidas.

Onde me inscrever no Pronatec?

Acesse o site oficial do Pronatec, entre na página exclusiva de inscrições e pesquise o curso desejado. Feito isso, siga os próximos passos:

  1. Veja a qualificação profissional, confira o número de vagas e clique em “Inscreva-se” na que preferir;
  2. Confirme a inscrição informando os dados pessoais, como CPF, data de nascimento, e-mail e telefone para contato;

Em caso de aprovação na vaga escolhida, o Pronatec entrará em contato e informará os próximos passos a serem realizados para efetuar a matrícula.

Quem pode se inscrever no Pronatec 2018/2019?

Podem se inscrever no programa àqueles que se encaixarem em alguns dos requisitos a seguir. Conforme manda a Lei de criação do programa – Lei 12.513/2011. Terá prioridade de atendimento:

  • Estudantes da rede pública no ensino médio, incluindo os da modalidade de educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Participantes de programas federais de transferência de renda, como Brasil Carinhoso, Bolsa Família ou Bolsa Verde;
  • Trabalhadores formais;
  • Estudantes que concluíram o Ensino Médio em escola da rede pública ou em condição de bolsista integral numa unidade da rede particular de ensino.

Vale destacar que, a fim de atender às demandas por região do Pronatec, as modalidades de cursos oferecidas pelas instituições de ensino serão destinadas às necessidades regionais de mão de obra. Ou seja, primeiramente é preciso ter uma necessidade do município, isso significa que, durante e depois da qualificação, as chances de conseguir um emprego serão maiores.

Tudo sobre o Pronatec 2019

Cursos Pronatec 2019 – Cursos Oferecidos
3.1 (62.86%) 7 voto[s]