Existe uma procura muito grande pelo calendário do ENEM 2020, aqueles que ficam de olho nele, saem na frente. Se acaso, você sonha em ingressar em uma universidade e aprender uma profissão, já deve saber que o ENEM é a melhor solução.

Tudo sobre o ENEM 2020

ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova aplicada em todo o país, levando em consideração todo o aprendizado nas séries do ensino médio. Permitindo estudantes ingressarem em diferentes universidades.

Publicidade

No ENEM, depois da apuração das notas, as melhores vagas são atribuídas a maior pontuação, até alcançar o número máximo de alunos por curso de graduação.

Isso se aplica a universidades públicas, como universidades privadas, mas pode haver alguma variação.

Uma grande mudança no ensino superior brasileiro, com toda a certeza, foi a criação do SISU (Sistema de Seleção Unificada). Este utiliza a nota do ENEM como critério de seleção para ingressar em várias universidades federais e públicas de ensino superior.

Publicidade

O PROUNI (Programa Universidade para Todos) usa a nota no ENEM para os candidatos obterem bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação, em universidades e faculdades particulares usando a pontuação do ENEM.

Como funciona?

O calendário do ENEM 2020 prevê que o exame aconteça anualmente, geralmente no mês de novembro. As provas são aplicadas em dois dias, sempre aos sábados e domingos.

No total são 180 perguntas onde 45 questões, bem como, abordam temas relacionados a:

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Redação do tipo dissertativo-argumentativa, falando de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Calendário ENEM 2020

Calendário ENEM 2020

Normalmente, no calendário ENEM 2020 são estabelecidas as datas da publicação do Edital, Solicitação de isenção no ENEM 2020, justificativa de ausência no ENEM 2020.

Além disso, constam também, o resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição, período de recurso para quem não conseguiu a isenção, inscrições do ENEM 2020, prazo de pagamento da taxa de inscrição e divulgação dos locais de prova


Mas o calendário, ainda não foi divulgado.

Segundo o calendário, mais especificamente nos primeiros domingos de novembro, entre os dias 1 e 8, as provas do ENEM 2020 serão realizadas. Aliás, levando em consideração as datas de anos anteriores do calendário ENEM 2020, chegaremos as essas especulações:

Calendário do ENEM 2020 – Completo
MêsDiaEvento
Junho20 a 30 Inscrições do ENEM
Dezembro06 e 13ENEM impresso
Janeiro10 e 17ENEM digital e impresso
Maio02 e 09ENEM impresso
16 e 23ENEM digital

Para mais informações, consulte o Edital do ENEM 2020!

Principais Eventos do ENEM

O calendário de 2020 começa sempre com a divulgação do Edital, um documento com todas as seleções.

Normalmente, a publicação do edital ocorrem no mês de março, portanto, o processo pode se repetir no calendário ENEM 2020.

Além disso, veja também as Notas de corte do SISU!

Publicidade
[mautic type="tags" values="enem"]