Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) é um programa do Ministério da Educação – MEC – criado para inserir mais e mais jovens ao mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes, cursos de graduação e educação tecnológica.

Foi lançado em agosto do ano de 2013 e tem sua gerência feita pelo SETEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica).

Abaixo você encontrará informações importantíssimas sobre o programa Sisutec, além de onde fazer sua inscrição corretamente, como são selecionados os candidatos e tudo mais o que o aluno necessita para fazer uma inscrição segura e coerente.

Publicidade

Veja o índice desta matéria para localização rápida.

Aproveite e veja também sobre as vagas abertas no programa Pronatec!

Publicidade:


Todo aluno que deseja fazer sua inscrição no sisutec precisa, primeiramente, ter tirado uma nota que seja superior a zero (0) na prova do ENEM.

Publicidade

Todo o processo de inscrição no Sisutec é feito por meio da internet, de forma totalmente gratuita. Para que a inscrição seja efetivada o aluno precisa ter em mãos o protocolo da inscrição e a senha que foi usada no ENEM do ano anterior, exclusivamente do ano anterior.

Ex. O aluno que deseja participar no Sisutec de 2016 precisa ter em mãos o protocolo e a senha do ENEM do ano de 2015. Este protocolo pode ser obtido por meio do CPF do aluno, clicando aqui.

Publicidade:



As vagas estão abertas para o programa Sisutec anualmente, porém com datas específicas para inscrição de jovens, adolescentes e adultos. O programa determina uma data específica todos os anos para que os jovens possam se inscrever no Sisutec e buscar sua vaga em um curso profissionalizante e/ou tecnológico. Pelo site do programa é possível conferir as datas de cada seleção anual e ficar atento para as datas nos anos subsequentes.

Escolhendo as vagas

É possível escolher até duas áreas distintas para cursar, ou melhor, concorrer a vaga. Estas duas vagas devem ser de instituições diferentes. O aluno precisa também definir se irá escolher a vaga que solicita conclusão do ensino médio em escola pública ou particular, vagas reservadas a negros, pardos ou indígenas que já tenham, anteriormente, cursado o ensino médio em uma escola particular ou pública.

Caso o aluno participante do Sisutec deseje alterar as vagas ele poderá fazê-las sem problema.

Seleção de alunos

A seleção de alunos é feita em duas chamadas, assim como no Sisu. Caso o aluno participante consiga uma nota para entrar em ambas as duas vagas distintas, ele será direcionado obrigatoriamente a primeira vaga. A segunda vaga será desconsiderada.

A matricula dos selecionados

Após a confirmação da vaga, o aluno participante terá um tempo específico para fazer sua matricula na instituição de ensino que ofertará a vaga.

O Sisutec, assim como outros programas de inclusão de alunos no campo estudantil, possui uma política de cotas que é definida da seguinte forma:

85% das vagas

Estas vagas são direcionadas a todos os alunos inscritos que, independente da renda familiar. O aluno também deve ter concluído os seus estudos do ensino médio em escolas públicas ou mesmo escolas privadas com auxílio a bolsa integral;

50% das vagas

Estas vagas são destinadas aos alunos inscritos que, a renda familiar, é menor ou igual a um salário mínimo e meio, por membro da família. O aluno também deve ter cursado o ensino médio em escolas públicas ou privadas com auxílio a bolsa integral;

Negros, pardos e indígenas

O percentual destas vagas será baseado nos últimos dados do IBGE, relacionado a instituição de aplicação da vaga. É necessário ter completado o ensino médio em uma instituição pública ou privada com bolsa integral e a renda familiar não é aplicável;

É exigido a conclusão do ensino médio em escola pública ou privada com bolsa integral para poder participar das vagas remanescentes do Sisutec.

A oportunidade das vagas remanescentes é oferecida aos alunos que, no ano anterior, participaram do ENEM.

Para verificar se você está apto a se candidatar clique aqui, insira seu número de CPF e reimprima seu protocolo. Boa sorte com sua vaga no Sisutec!

Ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta/ideia nos comentários abaixo e aguarde uma resposta da comunidade ou mesmo de um administrador Pronatec Sisutec!

sisutec