Publicidade

Artigos recentes:

Publicidade

ENEM 2018

Tudo sobre o ENEM

Quando ocorrem as inscrições para o ENEM 2018?

A solicitação de isenção da taxa de inscrição do ENEM 2018 iniciou dia 2 de abril de 2018.

As inscrições para o exame do ENEM de 2018 iniciaram no dia 07 de maio.

Confira todas as datas do ENEM 2018:

Publicidade

[su_table]

Março 2018

Dia 21

Publicação do Edital

Abril 2018

Dia 2

Começa a solicitação de isenção da taxa de inscrição
Começa a justificativa de ausência no Enem 2017

Dia 15

Termina a solicitação de isenção da taxa de inscrição
Termina a justificativa de ausência no Enem 2017

Dia 23

Divulgação dos resultados das solicitações de isenção
Começa o período de recursos relacionados às solicitações de isenção

Dia 29

Termina o período de recursos relacionados às solicitações de isenção

[/su_table]

Publicidade


[su_table]

Maio 2018

Dia 05

Divulgação dos resultados dos recursos relacionados às solicitações de isenção

Dia 07

Começa o período de inscrição

[/su_table]

Publicidade

Publicidade

[su_table]
Começa o período para pagamento da taxa de inscrição

Dia 18

Termina o período de inscrição
Termina o período para alteração de dados cadastrais, município de provas, opção de língua estrangeira
Termina o período para solicitação de atendimentos e envio de laudo médico, declaração ou parecer

Dia 23

Termina o período para pagamento da taxa de inscrição

Dia 28

Começa a solicitação de Atendimento por Nome Social

Junho 2018

Dia 3

Termina a solicitação de Atendimento por Nome Social

Outubro 2018

Data a confirmar

Divulgação dos locais de prova

Novembro 2018

Dia 04

Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias

Dia 11

Aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias

Dia 14

Publicação dos Gabaritos e dos Cadernos de Questões

Janeiro 2019

Data a confirmar

Divulgação dos Resultados Individuais

Março 2019

Data a confirmar

Divulgação dos Resultados dos Treineiros

Data a confirmar

Divulgação dos Espelhos de Redação

[su_table]

Publicidade

Quem pode participar do ENEM

Publicidade


Qual o valor de inscrição e como deve ser pago?

Para o ENEM de 2018, a taxa de inscrição foi fixada em R$ 82,00.

Esse valor deve ser pago por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) a ser paga em qualquer agência bancária, ou mesmo lotéricas e agências dos Correios.

Pagamentos de GRU geradas fora do sistema oficial de inscrição não são confirmadas, mesmo que o valor tenha sido recolhido.

A GRU gerada pode ser reimpressa durante todo o período de inscrições, mas o candidato deve observar os horários de compensação bancária, sob o risco de não ter sua inscrição nos exames confirmada.

Que é isento da taxa de inscrição?

Estudantes que tenham concluído o ensino médio ou devam concluí-lo em 2018 na rede de ensino público. A concessão da isenção ocorre automaticamente no ato da inscrição.
Participantes inscritos no sistema do CadÚnico que tenham declarado situação de pobreza ou vulnerabilidade econômica de suas famílias, são considerados isentos por serem membros de núcleos familiares de baixa renda, conforme o Decreto nº 6.135, de 2007.

Publicidade


Também estão isentos os candidatos que se enquadrem de alguma forma nos termos da Lei n 12.799, de 2013, que reza sobre isenções de pagamento de taxas em inscrições para processos seletivos.

Nesses dois últimos casos, a isenção deverá ser solicitada no sistema online de inscrição, por meio de uma declaração de carência socioeconômica.

Caso essa declaração seja indeferida, o participante terá de gerar normalmente a GRU Cobrança com o valor da inscrição no sistema para pagamento na rede bancária, lotéricas ou agências dos Correios.

Como a inscrição é confirmada?

As inscrições no ENEM de 2018 são confirmadas assim que o pagamento da taxa de inscrição de R$ 82,00 é confirmada pelo Banco do Brasil, entidade responsável pela apuração dos valores.

Lembrando que o pagamento apenas é válido se realizado nos prazos estabelecidos, por meio da guia da GRU Cobrança que é exclusivamente gerada na Página do Participante.

Para aqueles considerados isentos, a inscrição somente é confirmada no momento em que a Declaração de Carência Socioeconômica é devidamente deferida.

Para acesso ao Cartão de Confirmação da inscrição, o candidato deve acompanhar o processo na Página do Participante. O estudante é o único responsável pelo acompanhamento do procedimento.

Publicidade


E se um candidato isento faltar aos exames de 2018?

Um participante que tenha sido considerado isento da taxa de inscrição para o ENEM 2018 e que falte aos exames por qualquer motivo, precisará justificar a falta nos dois dias de prova para que possa solicitar novamente a isenção durante as inscrições para o ENEM 2018/2019.

A justificativa é efetuada no próprio sistema de inscrição, devendo o participante submeter cópia de atestado médio, documento oficial de ordem judicial ou boletim de ocorrência que comprove a necessidade de ausência nos dias do exame.

Como conseguir o Cartão de Confirmação?

Assim que a inscrição for confirmada, o candidato poderá consultar e imprimir o seu Cartão de Confirmação no sistema da Página do Participante.

O documento traz o número de inscrição no exame, bem como a data, hora e local de realização das provas.

Além disso, também traz os dados de opção de língua estrangeira e indicações de atendimento especializado ou especial, caso tenha sido assinalado.

Publicidade

Acessar o Local da Prova

O exame

O que é o exame do ENEM?

ENEM é uma sigla que significa Exame Nacional do Ensino Médio. Seu principal objetivo é o de avaliar e medir o desempenho acadêmico do aluno ao final do ensino médio na escola.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação são os órgãos que organizam a aplicação desse exame.

Quem participa?

Qualquer um pode inscrever-se no ENEM, quando egresso do ensino médio.

No entanto, aqueles com menos de 18 anos durante a realização da primeira prova do exame e que apenas devam concluir o ensino médio após o final do ano de 2018 somente podem usar os resultados a título de autoavaliação. Esses alunos são os chamados “treineiros”.

O atendimento

O ENEM 2018 oferece atendimento especializado ou especial para portadores de deficiências ou candidatos com necessidades especiais?

Sim, desde que tais necessidades tenham sido assinaladas durante o ato de inscrição.

Os recursos necessários para realização da prova devem ser apontados e documentos comprobatórios da condição assinalada devem ser levados pelo candidato ou auxiliares, uma vez que podem ser exigidos pelo Inep a qualquer momento.

Alunos em classes hospitalares podem prestar o exame?

Sim, mas precisam apontar a condição durante a inscrição. Documentos comprobatórios da condição assinalada devem ser mantidos em mãos pelo candidato ou auxiliares, uma vez que podem ser exigidos pelo Inep a qualquer momento.

Como candidatos podem solicitar o uso de nome social?

Após a realização das inscrições, participantes poderão solicitar o atendimento com o uso de seus nomes sociais, caso sejam travestis ou transexuais. O pedido deverá ser efetuado na Página do Participante.

O pedido é analisado e deferido ou não. Para a análise, o candidato deve encaminhar foto recente, cópia digitalizada de um documento oficial com foto e cópia digitalizada do respectivo formulário de solicitação de atendimento por nome social – o mesmo encontra-se também disponível na Página do Participante.

Senhas

O candidato precisa manter a senha gerada durante o ato de inscrição?

Sim, pois a senha de acesso ao sistema da Página do Participante é de uso exclusivo e intransferível do participante, e de sua inteira responsabilidade.

Além de ser necessária para acompanhamento do processo na Página do Participante, a senha também precisa ser mantida para uso em programas de acesso ao ensino superior, como o SISU, programas de financiamento ao ensino superior, como o FIES e o Prouni e diversos outros programas do Ministério da Educação.

O que fazer em caso de perda da senha?

Em caso de perda da senha, o candidato deverá ingressar na Página do Participante e solicitar nova senha, a qual será remetida para seu e-mail ou para seu celular, via mensagem SMS.

A senha somente pode ser enviada para o e-mail ou celular informados pelo candidato no ato de inscrição.

A aplicação das provas

Quando serão aplicadas as provas do ENEM 2018?

As provas do ENEM ocorrerão em dois dias de exames, em 4 e 11 de novembro de 2018.

Quais serão os horários das provas do ENEM 2018?

Sempre considerando o horário oficial de Brasília, as provas em ambos os dias do exame terão início exatamente às 13h30, nos locais selecionados.

Os participantes devem se dirigir aos locais com antecedência. Os portões nos locais de prova serão abertos impreterivelmente às 12h00 e então fechados às 13h00. A não assiduidade nesses horários implicará em eliminação e desclassificação para o exame.

Por isso, fique atento também a mudança do horário de verão nos dias da prova.

Comprovante de comparecimento

O Inep irá dispor ao participante, para que ele imprima, uma Declaração de Comparecimento. Para isso, o candidato deverá acessar a Página do Participante e informar seu CPF e senha.

Esse comprovante deverá ser apresentado do Coordenador de Local nos locais de prova, para os participantes que tenham interesse em uma declaração por escrito.

Ao contrário de anos anteriores, o comprovante não estará mais disponível nos locais de prova.

Quantas provas compõem o ENEM 2018?

São duas as provas do ENEM 2018, mais uma redação. Cada prova objetiva contém 90 questões de múltipla escolha. Estas foram divididas em dois dias de realização.

 Quanto dura cada uma das provas?

Separadas em dois dias, as provas terão as seguintes durações, conjuntamente:

Dia 04 de novembro de 2018: compreende as provas seguintes, com duração de 5 horas e 30 minutos:
 Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação, que compreendem provas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
 Ciências humanas e suas tecnologias, que compreendem provas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia
Dia 11 de novembro de 2018: compreende as provas seguintes, com duração de 5 horas:
 Ciências da natureza e suas tecnologias, que compreendem provas de Química, Física e Biologia
 Matemática e suas tecnologias, que compreendem a prova de Matemática

Onde são aplicadas as provas?

Disponíveis em todos os estados da Federação e Distrito Federal, as provas terão lugar nos locais informados no Cartão de Confirmação que está à disposição do candidato na Página do Participante. No ato de inscrição, o candidato seleciona o município onde quer realizar suas provas.

Os municípios informados apenas podem ser alterados ou modificados durante o período de inscrição, ao final do qual não é mais possível realizar alterações.

Que tipo de caneta pode ser usado pelo candidato?

Somente canetas de tinta preta esferográficas e com corpo transparente podem ser usadas nas provas.

Quando é possível deixar o local do exame?

O candidato apenas pode deixar o local das provas após duas horas de iniciado o exame, ou estará sujeito à desclassificação.

É possível levar o caderno de questões?

Sim, mas apenas durante os últimos 30 minutos da realização de cada uma das provas, ou o candidato estará sujeito à desclassificação.

É preciso conferir os dados de inscrição durante as provas?

Sim, os candidatos têm a responsabilidade exclusiva de conferir, em suas provas e cadernos de questões, se o nome e número de inscrição estão de acordo com o informado na Página do Participante. No caso de erro ou irregularidade, o participante precisa informar o chefe de sala.

Há uma forma correta de vestir durante as provas?

Não há uma regra, mas recomenda-se o uso de roupas confortáveis, sendo permitido, inclusive, trajar bermudas e chinelos de dedo.

O que pode causar a desclassificação ou eliminação de um participante?

São diversas as condutas que podem levar a uma desclassificação ou eliminação, a conhecer:

• Fornecimento de informações e dados falsos na Página do Participante
• Agir de forma incorreta ou descortês com outros candidatos ou pessoas envolvidas no exame
• Pertubar de qualquer maneira a ordem durante a realização dos exames ou quaisquer atos relacionados às provas
• Comunicar-se com outros candidatos durante a realização das provas, de qualquer maneira
• Portar equipamentos eletrônicos de comunicação de qualquer natureza durante a realização das provas
• Utilizar ou usar de meios fraudulentos em seu benefício ou de terceiros, não apenas durante as provas, mas em qualquer etapa dos exames
• Fazer uso de livros, notas em papel ou qualquer tipo de material impresso durante as provas

Os Documentos

É preciso apresentar documento oficial com foto durante as provas?

Sim, um documento com foto original e válido em todo o território nacional precisa ser apresentado pelo candidato.

Que documentos de identificação são permitidos?

Vários são os documentos permitidos durante as provas, sejam eles:

• Cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal
• Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com o a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997
• Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade
• Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997
• Certificado de Dispensa de Incorporação
• Certificado de Reservista
• Passaporte
• Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997
• Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006

O que fazer no caso de documentos vencidos ou com fotos em mau estado?

A prova ainda poderá ser realizada, mas o candidato precisará efetuar uma identificação especial, submetendo dados à organização da prova e assinando sua participação.

O que fazer caso documentos de identificação tenham sido roubados, furtados, extraviados ou perdidos?

Um Boletim de Ocorrência contendo a descrição do ocorrido deverá ser lavrado pelo candidato num período que não anteceda em mais de 90 dias o primeiro dia de realização de provas.

Durante o exame, o candidato optará pela identificação especial, como descrito no item anterior.

Proibições

Que objetos são proibidos durante a realização das provas?

Nenhum candidato poderá ingressar nos locais de provas portando um ou mais dos objetos relacionados:

• lápis
• caneta de corpo não transparente
• lapiseira ou similar
• borracha
• livros de qualquer tipo
• manuais de qualquer natureza
• impressos de qualquer natureza
• anotações ou notas
• dispositivos eletrônicos de qualquer espécie que permitam qualquer tipo de comunicação
• chaves de qualquer tipo
• fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens
• óculos escuros ou similares
• chapéus de qualquer espécie

Como itens proibidos serão armazenados durante as provas?

Alguns dos itens não permitidos precisam ser portados pelos candidatos de forma cotidiana, como chaves ou mesmo celulares.

Nesses casos, antes de entrar na sala de exames, o candidato deverá desligar aparelhos e solicitar o envelope porta-objetos, onde ele poderá armazenar quaisquer dos materiais proibidos.

A não conformidade com esse procedimento levará o candidato à eliminação.

E quanto ao porte de armas?

Nenhum candidato poderá portar armas de qualquer natureza, exceto nos casos descritos pela Lei 10.826/2003.

A correção das provas

Os participantes podem ter suas provas não corrigidas?

Não, porém rascunhos e notas ou marcações realizados no caderno de questões não serão considerados durante as correções.

Como são corrigidos os cartões-resposta nas provas objetivas?

A correção do cartão de respostas é feita por leitura óptica e processada automaticamente. Por essa razão pede-se que as respostas sejam marcadas com tinta preta.

A Folha de Redação não é corrigida automaticamente do mesmo modo, mas também exige que o texto esteja redigido em tinta preta.

Como é corrigida a redação?

Dois corretores corrigem a redação dos candidatos. Cada um deles atribui uma nota entre zero (0) e duzentos (200) para cada uma de cinco competências distintas, num total de mil (1.000) pontos disponíveis.

A nota de cada corretor compreende a soma dos pontos assinalados em cada uma das competências.

Se a nota total dos dois corretores tiver uma diferença maior que cem (100) pontos ou as notas em uma mesma competência uma diferença maior que oitenta (80) pontos, considera-se que houve discrepância.

A nota final é dada conforme as seguintes regras:

• Se não houver discrepância entre os corretores, a nota final será a média aritmética simples entre as duas notas
• Se houver discrepância, a redação é corrigida por um terceiro corretor
• Se não houver discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois, ou se houver discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos anteriores, considera-se como nota final e média aritmética simples entre as duas notas mais altas obtidas
• Caso a nota final do terceiro corretor seja equidistante às notas dadas pelos dois corretores anteriores, a redação é submetida a uma banca de três corretores que concedem a nota final, sendo descartadas as notas anteriores todas
• A banca de três corretores também é acionada quando a nota do terceiro corretor é discrepante em relação às notas dos dois corretores anteriores

Há mecanismos específicos para correção de provas de candidatos com surdez ou deficiência auditiva?

Sim, a correção das provas escritas desses candidatos consideram o nível de aprendizado do português como sendo um nível de aprendizado de uma segunda língua.

Agora que você sabe tudo sobre o ENEM, teste seus conhecimentos...

A divulgação dos resultados

Quando são divulgados os gabaritos?

Os gabaritos das provas de múltipla escolha são divulgados na Página do Participante e também no aplicativo do ENEM 2018 até, no máximo, o terceiro dia útil após a realização da última prova.

Quando resultados de provas individuais são divulgados?

Os resultados individuais nas provas podem ser acessados pelos candidatos posteriormente na Página do Participante, mediante o fornecimento do CPF e senha. Fique atento as datas de divulgação.

ENEM
5 (100%) 2 voto[s]