O programa Jovem Aprendiz Senai é direcionado para a formação de profissional, com o desenvolvimento moral, físico, psicológico e social, por meio do aprendizado em atividades teóricas na entidade formadora e atividades mais práticas dentro da empresa. As tarefas são divididas em processos de forma progressiva.

Ele ajuda a dar o primeiro passo para na carreira profissional, por meio da oportunidade de investir no estudo profissionalizante, e ajudar a posicionar os jovens dentro do mercado de trabalho, oferecendo emprego e um bom ensino.

O Senai é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, que é uma instituição privada que não possui fins lucrativos. Sendo assim, o seu foco é promover a educação profissional. Isso, a fim de contribuir para aumentar o poder de competitividade dentro do setor industrial.

Publicidade

Dessa forma, o Programa Jovem Aprendiz Senai visa preparar os jovens para o mercado. Assim, estimulando o seu potencial, proporcionando um aprendizado de qualidade. Os cursos do programa são feitos a fim de formar jovens nas áreas de atuação na indústria com a inserção no ambiente industrial.

Veja mais sobre o Programa Jovem Aprendiz!

Ocupação do Jovem aprendiz

Os jovens que participam do programa de aprendizagem do Senai possuem ao seu dispor vários cursos profissionalizantes para ocupação de um emprego no setor industrial.

Desse modo, alguns dos cursos proporcionados são:

Publicidade

  • Eletricista industrial
  • Auxiliar de laboratório físico químicos
  • Eletroeletrônica
  • Assistente Administrativo
  • Auxiliar de operações
  • Operador de processos industriais
  • Gráfica e Editorial
  • Cursos da área automotiva
  • Logística
  • Entre outros

Tudo vai de acordo com a disponibilidade os cursos de acordo com a região. Além dos vários cursos, existem inúmeros benefícios, assim como vale-transporte, férias, o FGTS e um salário mínimo por hora.

A carga horária da jornada do aprendiz é de no máximo 6 horas a quem ainda não terminou o ensino médio. Enquanto isso, para aqueles que já concluíram o ensino médio, o tempo máximo é de 8 horas diárias.

As empresas que fazem a contratação são parceiras do Senai. Conforme for o desempenho durante o programa e disponibilidade de vagas, pode ocorrer a contratação efetiva.

DICA: Confira o passo a passo completo da inscrição Jovem Aprendiz!

Quem pode participar do Jovem Aprendiz SENAI?

Jovem Aprendiz Senai

Veja como participar do Jovem Aprendiz Senai!

Os requisitos para participar do Jovem Aprendiz Senai é ter uma idade entre 14 e 24 anos, deve estar estudando no 9º ano do Ensino Fundamental, EJA ou já́ ter terminado o Ensino Médio.

No caso dos jovens que possuem alguma deficiência, não há um limite para idade. E aqueles que possuem deficiência intelectual, não precisam comprovar a escolaridade. Assim, sendo consideradas as habilidades ligadas a profissão e atividade que vai realizar.

Inscrição Jovem Aprendiz SENAI

Quem quiser participar do Programa Jovem Aprendiz Senai, deve entrar no site do Senai, e fazer o cadastro do seu currículo.

Existem milhares de empresas que possuem parceria com o SENAI e que ajudam a começar a trajetória de uma carreira. Os cursos oferecidos são gratuitos a diversos segmentos da indústria, e os estudantes assinam um contrato especial de até dois anos de carteira assinada, com grandes chances de efetivação.

Desse modo, a seleção é realizada pelos contratantes, e quem tem interesse pode procurar as indústrias locais.

Além disso, veja também tudo sobre o Aprendiz Legal!