O ENEM se tornou uma caminho para a chegada do estudante até a universidade, e como cada ano a prova se consolida cada vez mais, é grande o número de jovens e futuros universitários que fazem o exame e em seguida buscam consultar seu resultado ENEM 2019 a fim de saber se vão ter esse benefício na entrada de uma faculdade.

Depois da ansiedade de fazer a prova, e tudo q ela exige do estudante, chega o momento de consultar seu resultado ENEM 2019, e saber assim se foi bem.

Esse momento é de grande expectativa porque é uma boa base na nota do ENEM que o jovem vai saber qual caminho seguir. Pensando, portanto, que universidade poderá aplicar a nota do ENEM e até mesmo que tipo de curso escolher baseado no número de acertos da prova.

Publicidade

Quem faz a divulgação do resultado ENEM é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Este, também conhecido por Inep, que também faz a elaboração das provas.

Em parceria com o MEC, o Inep organiza o exame e fica responsável por divulgar o resultado da prova assim que as correções forem concluídas.

O resultado ENEM 2019 é divulgado no próprio site do Inep. Todavia, esse número é calculado a partir do sistema de avaliação TRI, que deixa muitos estudantes confusos. Especialmente quando comparam o número de acertos com outros candidatos que fizeram a prova.

Publicidade

RESULTADO ENEM 2019

Isso tudo porque as questões não têm o mesmo peso na prova. Logo, com pontuação diferente, dependendo do grau de dificuldade percebido entre os participantes.

Confira o Gabarito ENEM 2019 oficial aqui!

Como Consultar o Seu Resultado Enem 2019/2020?

Para consultar o seu resultado ENEM 2019, é bastante simples. Basta acessar o site do Inep e inserir o número do seu CPF e a senha cadastrada visando conseguir visualizar o resultado do certame.

Algo bastante comum de acontecer logo que o resultado é divulgado é o site do Inep sobrecarregar e ficar fora do ar por algum tempo. Deixando os estudantes ainda mais ansiosos.

Mas, historicamente, o resultado é divulgado na data informada. Isso,na grande maioria acontece no começo do ano, e assim o aluno pode aplicar esse resultado ENEM na universidade escolhida.

Desde 2009, o Inep e o MEC alteraram o formato da prova do Enem. E, desta forma, passaram a utilizá-la como porta de entrada em universidades e instituições públicas de ensino.

Em muitos casos, a nota do Enem serve como único requisito necessário ao ingresso na faculdade.

Algumas instituições fazem uso parcial dessa nota, ainda realizando provas específicas no processo de aprovação do estudante.

Usando o Seu Resultado do ENEM!

O estudante que participa do Enem consegue se inscrever em programas do governo federal. Estes que, de certa forma, estimulam a entrada dos alunos no sistema superior de ensino.

É possível usar a nota do Enem em diversos programas, a exemplo, Sisu, o ProUni e o Fies.

Você sabia que o resultado ENEM também possibilita a entrada em uma série de universidades em Portugal que aceitam a nota do Enem? Isso facilita bastante a entrada do estudante brasileiro e um curso fora do país.

Para isso, é bom sempre consultar o funcionamento esse sistema e quais universidades de Portugal usam a nota do ENEM para a inclusão de alunos brasileiros.

Assim, fica bem claro a importância do exame do ENEM na vida acadêmica do estudante brasileiro! Seja tanto para entrada de universidades públicas, quanto, particulares.

Ou seja, o resultado do ENEM é de grande expectativa para esses novos estudantes que estão de olho no futuro melhor.

Se preferir, confira os novos Cursos Pronatec!