O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por essa razão, estudantes, profissionais e aspirantes a empregos, em geral, precisam estar sempre em busca de conhecimentos, experiências e qualificações a fim de concorrer aos postos de trabalho. Nesse cenário, o Pronatec Voluntário 2021, programa do Governo Federal, pode ser um grande aliado a quem almeja capacitar-se e é uma opção totalmente gratuita.

Essa leitura mostrará como funciona o processo do Pronatec Voluntário 2021 bem como quem pode se inscrever no programa.

Publicidade

Confira aqui os Cursos Pronatec!

Pronatec Voluntário 2021

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Voluntário consiste em uma parceria entre governo e instituições públicas e privadas a fim de fomentar a educação à população brasileira. Sendo assim, é um braço do Ministério da Educação (MEC) que já ajudou milhares de pessoas pelo país por meio de vagas a cursos de formação inicial e continuada (FIC), além de cursos técnicos.

O governo não disponibiliza nenhum tipo de valor às instituições parceiras, configurando o programa e as ações dele como inteiramente voluntárias.

Cursos do Pronatec Voluntário 2021

Pronatec Voluntário 2021

O programa dispõe de uma variedade de cursos profissionalizantes, assim, visando englobar a maior quantidade de perfis profissionais possíveis. Além disso, é possível estudar em duas modalidades: presencial e virtualmente.

Publicidade

Esta última tem como objetivo alcançar as pessoas que buscam qualificações, aprendizagens e experiências, mas que devido à correria do dia-a-dia, rotina e/ou trabalho, não conseguem manter o estudo de maneira presencial.

Essa modalidade faz com que o programa seja ainda mais inclusivo e alcance ainda mais pessoas, aumentando a qualidade da mão de obra brasileira. Portanto, veja abaixo algumas das características dos cursos do Pronatec Voluntário 2021 e algumas formações disponibilizadas

Cursos FIC

Os cursos de formação inicial ou continuada do Pronatec Voluntário, são voltados a uma área específica, cada um com seu nicho. São conteúdos teóricos e práticos curtos e que são apresentados em uma média de 3 a 5 meses de duração. Opções de cursos FIC do programa:

  • No ramo de produção alimentícia: ajudante de padeiro
  • No eixo de infraestrutura: auxiliar de maquinista
  • Na área de segurança: bombeiro civil

Cursos técnicos

Esse nicho de cursos dentro do programa é mais limitado, pois requisita ensino médio completo em escola pública ou ainda em escola privada com bolsa integral. Período de duração: 1 a 2 anos para a conclusão. Entre alguns dos cursos técnicos disponibilizados pelo Pronatec estão:

  • Curso de assistente de controle de qualidade
  • Auxiliar de farmácia de manipulação
  • Almoxarife de obras
  • Assistente de Recursos Humanos
  • Cursos de idiomas
  • Ajudante de obras
  • Cursos na área de informática
  • Desenhista da construção civil

Cursos à distância

Modalidade que ganhou ainda mais força com o advento da pandemia por conta do isolamento oferece cursos de EAD como:


  • Técnico em saúde bucal
  • Agente de limpeza de aeronaves
  • Técnico em radiologia

Quem pode se inscrever no Pronatec Voluntário 2021?

Como dito, a fim de se cadastrar no curso técnico do programa voluntário, é preciso que o candidato tenha realizado ensino médio integralmente em uma escola pública ou em uma escola particular com bolsa de estudos integral.

Além disso, é necessário que os interessados tenham mais de 15 anos, que tenham renda familiar inferior à soma de dois salários mínimos (total de R$: 2.200,00 em 2021) e que participem de algum programa social.

Esses são os requisitos básicos da inscrição no programa que pode abraçar trabalhadores e desempregados, mulheres que sustentem o lar, pescadores, silvicultores, aquicultores, extrativistas, jovens e agricultores familiares, além de indígenas ou adolescentes que estejam cumprindo medidas socioeducativas.

Veja aqui o passo a passo de como se inscrever!

Como se inscrever no Pronatec Voluntário 2021?

Após conferir os requisitos de inscrição, o próximo passo consiste em ficar atento ao período de cadastro no Pronatec Voluntário de 2021. A fim de se inscrever no programa, será necessário realizar uma pré-matrícula online a partir do site do programa. A aba principal mostrará alguns campos de preenchimento que guiarão o candidato até o curso desejado.

Ao encontrar o curso de interesse, haverá uma opção de inscrição nele e, após responder todas as perguntas e informações pessoais, o cadastro estará realizado. É possível realizar a troca de dados, senha e até trocar o curso ou cancelar uma inscrição pelo site.

Se esse artigo foi útil a você, não deixe de compartilhá-lo com quem pode precisar dessas informações!

Publicidade
[mautic type="tags" values="pronatec"]