Pronatec Inscrição 2021 – Com o avanço das tecnologias e aumento do acesso à informação, todo diferencial no currículo importa. Assim sendo, a busca por qualificações é constante a quem deseja se destacar no mercado de trabalho.

Sendo assim, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que auxiliou milhares de alunos desde sua criação em 2011, é muito interessante a pessoas que pensam na carreira e buscam cursos profissionalizantes. Portanto, nesse artigo, você poderá conferir como participar do programa em 2021 para estudar de forma gratuita e ficar mais preparado ao mercado profissional.

Publicidade

Receba os cursos Pronatec no seu email – Clique aqui e saiba mais!

Pronatec

O programa, que em 2021 completa dez anos de apoio financeiro e formação de milhares de alunos, foi uma iniciativa do governo federal e, após tanto tempo, segue fazendo a diferença na vida de diversas pessoas, bem como na qualificação da mão de obra brasileira.

O programa, que tem parceiros como os Serviços Nacionais ou Sistema S (SENAC, SENAI, SESC, SEBRAE,…), além de diversas instituições públicas e privadas, auxilia pessoas de baixa renda a adentrarem em cursos profissionalizantes, técnicos ou de ensino superior. Ao se inscrever em um curso por meio do Pronatec, o aluno garante bolsa de 100%, além de todo o material didático necessário para a condução de seu estudo.

Em alguns casos, o governo ainda pode conseguir um vale transporte a fim de que o estudante realize o deslocamento de sua casa até a instituição de ensino escolhida por meio do Bolsa Formação Pronatec.

Publicidade

Como fazer a inscrição no Pronatec 2021 e quem pode se cadastrar?

A fim de fazer inscrição no Pronatec 2021, é necessário que as pessoas preencham certos requisitos de cadastramento. Entre esses requisitos estão:

  • Ensino médio completo em escola pública ou escola privada, só que com bolsa integral;
  • Participação em programas sociais, como o Bolsa Família;
  • Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico)
  • Ter renda familiar de até 2 salários mínimos (R$ 2.200,00 em 2021).

Pronatec Inscrição 2021

Estudantes do Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) também pode participar. Ao atender esses critérios, é possível realizar o cadastramento através do site do Pronatec. A pré-matrícula ocorre de maneira virtual e é finalizada na instituição de ensino onde o curso será ministrado.

Além da inscrição virtual, também é possível se inscrever no programa a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para isso, é necessário acessar o SisuTec, que é o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnóloga. Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o SisuTec tem por objetivo unir instituições públicas e privadas em prol da disponibilização de vagas em cursos profissionalizantes.

A fim de se inscrever pelo SisuTec, que ocorre no início e no meio do ano, o aluno precisa ter realizado o ENEM, escolher até duas opções de curso e aguardar o resultado. A nota do ENEM não será critério a o preenchimento de vagas.

Cursos que fazem parte do programa

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego engloba todo o território brasileiro, conta com grandes parceiros e visa atingir cada vez mais pessoas em busca de conhecimento e qualificação. Além desses fatores, o Pronatec tem muitas e variadas opções de curso a fim de atender os mais diversos perfis profissionais, sendo mais de 640 opções e todas integralmente gratuitas.


Por essa razão, o programa se caracteriza como um dos nichos principais, um braço da educação do Brasil. Confira abaixo alguns cursos e área dos cursos que fazem parte do Pronatec:

  • Confeitaria
  • Área de informática,
  • Computação como programação/desenvolvimento de sistemas
  • Enfermagem
  • Logística
  • Área de engenharia como eletrônica, mecânica e mecatrônica
  • Recursos Humanos
  • Técnico em administração
  • Guia de turismo
  • Cursos de idiomas

Além disso, também é possível acessar muitos desses cursos diretamente do seu celular ou computador. O Pronatec lançou o E-Pronatec, uma modalidade de ensino a distância, ideal a quem tem dificuldade em adequar um curso profissionalizante nos horários da rotina. Assim, por meio de uma parceria com a rede e-Tec Brasil, o Pronatec fornece todo o conteúdo teórico via internet, abrindo exceções a o ensino das aulas práticas presenciais apenas quando for necessário.

Desse modo, fica ainda mais fácil de complementar o currículo com a qualificação desejada! As vagas de diversos cursos do Pronatec são abertas mais de uma vez ao ano, mas é preciso ficar atento (a) ao período de inscrição a fim de não perder o prazo.

Se você gostou desse artigo, então não deixe de acompanhar as próximas leituras!

Saiba aqui tudo sobre os Cursos Pronatec!

Publicidade
[mautic type="tags" values="pronatec"]