O carnaval já passou, o ano começou e a essa altura do campeonato é preciso estar atualizado sobre tudo o que importa e que pode te levar mais longe! Por isso, esse artigo trará tudo o que você precisa saber sobre os cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em 2021. Os Cursos Pronatec 2021 são ideais a quem deseja desenvolver habilidades, adquirir conhecimentos e melhorar o perfil profissional, não deixe de conferir!

Pronatec – Veja como fazer sua Inscrição!

Como funciona o Pronatec?

Antes de partir direto ao ponto, é necessário entender como funciona o programa que já ajudou milhares de pessoas desde a sua criação, em 2011. O Pronatec tem como objetivo oportunizar a camadas sociais de renda baixa o acesso à educação de qualidade de forma gratuita.

Publicidade

Por meio da concessão de bolsas de estudo integrais em diversos cursos profissionalizantes, o programa auxilia tecnicamente ou por via financeira a entrada de estudantes de todo o país em instituições públicas e privadas, como a parceria com as instituições do serviço nacional “Sistema S”.

Além de fornecer apoio em cursos técnicos, o Pronatec fornece também todo o material didático necessário ao aproveitamento das aprendizagens e, em algumas situações, ainda auxilia nos vales transporte e alimentação por meio do Bolsa Formação.

Quem pode se inscrever no programa?

O programa disponibiliza diversos cursos e qualificações tanto técnicas quanto em ensino superior em instituições parceiras do Pronatec para que haja opções a quem desejar alavancar a carreira profissional. A fim de participar do programa em 2021, é necessário que a pessoa se encaixe nos requisitos abaixo:

Publicidade
  1. Ter o ensino médio completo ou em curso em escola pública ou ainda em uma escola privada, mas com bolsa de estudo. Observação: alunos da modalidade EJA também estão autorizados a participar.
  2. Ter renda familiar (soma da renda de todos os moradores da residência) inferior a dois salários mínimos (R$: 2.200,00).
  3. Ser beneficiário de algum programa social brasileiro
  4. Ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico)

Observação: alguns cursos do programa requisitam idade mínima de 18 anos.

Como fazer a inscrição para os Cursos Pronatec 2021?

Se você está em busca de cursos profissionalizantes a fim de incrementar o currículo e se encaixa nos requisitos para participar do programa, precisa saber como realizar a inscrição no programa. Primeiramente, é preciso ficar atento ao período de inscrição a fim de não perder a oportunidade.

O cadastro no programa é feito de forma virtual acessando o site oficial do Pronatec em “Inscrição” e clicando em “Pesquisar vagas”. Logo depois, você deverá especificar sua localidade, escolaridade e também a instituição que almeja fazer parte. Os cursos disponíveis serão mostrados para cadastramento quando o período de inscrição estiver em vigor.

Cursos Pronatec 2021

Ao encontrar o curso de interesse, preencha os campos com as informações solicitadas e prossiga para finalizar a inscrição. Se acaso o curso que você deseja não esteja disponível, selecione a opção “Lista de espera”. Assim, você será notificado via e-mail quando houver vagas.

Além disso, também é possível realizar sua inscrição pelo site da própria instituição que você tem interesse. Algumas instituições privadas, além das instituições dos Serviços Nacionais (Sistema S), têm partes em seus sites dedicadas à inscrição de pessoas que desejem entrar a partir do Pronatec.

Contudo, qualquer que seja forma escolhida de inscrição, é importante estar atento ao período de inscrição da instituição.


Conheça também o Sisutec 2021!

Cursos Pronatec 2021

Esse é o tópico para saber quais são os cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego em 2021! Existe uma categorização dos cursos disponibilizados pelo programa.

Que é divida entre os cursos técnicos, direcionados a quem possui ensino médio completo ou em curso.  E os cursos de formação inicial e continuada, voltados a alunos que ainda não completaram o ensino fundamental até pessoas que concluíram o ensino médio.

O Pronatec oferece cursos que permeiam desde as áreas de comunicação, desenvolvimento educacional e social, até a gestão e negócios, informática e entre outros. Portanto, veja abaixo alguns dos cursos oferecidos:

  • Técnico em Administração
  • Técnico em Enfermagem
  • Agente Comunitário de Saúde
  • Cursos de Línguas Estrangeiras
  • Cuidador de idosos
  • Técnico em Informática
  • Técnico em Segurança do Trabalho
  • Guia de Turismo

Além disso, ainda existem diversas opções a quem almeja um curso profissionalizante de qualidade, de forma gratuita e que será fundamental à própria carreira profissional.

Se você gostou desse artigo, não deixe de compartilhar com quem pode precisar dessas informações!

Está a fim de receber Cursos Pronatec 2021 no seu email? Então clique aqui e saiba mais!

Publicidade
[mautic type="tags" values="pronatec"]