O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado com o intuito de ofertar cursos técnicos e de qualificação profissional. Também a fim de ampliar as oportunidades ao trabalhador brasileiro. Por isso, veja aqui todas as informações sobre as Inscrições Pronatec.

A iniciativa é uma aposta do Governo Federal e já ofereceu mais de 8 milhões de vagas em cursos gratuitos.

Assim, o aluno que adquire qualificação profissional a partir dos cursos  Pronatec garante maior chance de empregabilidade. Já que o mercado de trabalho necessita de mão de obra.

Publicidade

Você quer saber como se inscrever em um dos maiores Programas de desenvolvimento do Brasil? Continue neste texto.

Veja tudo sobre o local de preva do Enem 2019!

Publicidade

Inscrições Pronatec

Desde 2011 o Pronatec atua no que se diz respeito ao acesso à educação profissional tecnológica. Eventualmente também, com expansão e democratização às pessoas que precisam.

Confira como se inscrever no Pronatec:

Publicidade

Primeiramente é preciso destacar que, durante o ano, não há um período certo de inscrições Pronatec.

Tudo depende de cada instituição, que tem total liberdade ao escolher como e quando realizar o processo seletivo para novos estudantes do Programa.

Se quiser ficar por dentro das principais informações sobre o Pronatec, assim como o período de inscrição de cada instituição, acesse o site oficial aqui. Na página exclusiva de inscrições online, faça uma pesquisa e encontre o curso desejado.

Vale lembrar que o mecanismo de busca do Pronatec funciona mediante ao cadastro de informações, como estado, escolaridade, instituição e município.

Ainda assim, se os cursos ofertados forem gratuitos e estiverem com inscrições abertas, será informado o nome de cada qualificação profissional, o número de vagas e o prazo de cadastro.

Depois, se for do seu interesse, clique em “Inscreva-se” e confirme a inscrição da seguinte forma:

  1. Informando CPF
  2. Data de nascimento
  3. Endereço eletrônico (e-mail)
  4. Telefone de contato

Em caso de aprovação na vaga escolhida, o Pronatec entrará em contato e informará os próximos passos a serem realizados a fim de efetuar a matrícula.

Quem pode se inscrever no Pronatec?

A inscrição nos cursos de qualificação profissional do Pronatec pode ser feita por qualquer pessoa.

No entanto, quando as vagas são ofertadas pelas instituições, possuem preferência àqueles que não contam com uma situação financeira adequada.

Assim, veja os demais critérios para conseguir a bolsa gratuita pelo Pronatec:

  • Alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino;
  • Estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos);
  • Trabalhadores assalariados;
  • Beneficiários de programas federais de transferência de renda;
  • Estudantes que estejam cursando o Ensino Médio na rede privada de ensino como bolsista integral.

Além do mais, os candidatos reincidentes no seguro-desemprego pela terceira vez em dez anos também possuem preferência no recebimento de vagas.

Que tipo de curso o Pronatec oferece?

Diversas instituições de ensino particulares, como Anhanguera, Unip e Estácio de Sá, oferecem bolsas com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

As vagas gratuitas são ofertadas nas seguintes modalidades:

  • Cursos técnicos: os estudantes do ensino técnico recebem diploma profissional e isso garante mais visibilidade e credibilidade no mercado de trabalho.

    As chances de conseguir uma oportunidade de emprego são maiores e os cursos proporcionam formação ampla em uma área específica

  • Cursos de Formação Inicial e Continuada: esta modalidade proporciona aos alunos, que nela ingressam, cursos de curta e média duração.

    O objetivo é qualificar o trabalhador e promover o conhecimento de uma nova profissão, com o intuito de que o mesmo tenha interesse em desenvolver uma carreira de sucesso.

Cursos PRONATEC 2019

 

Inscrições Pronatec 2019 – Tutorial Como Fazer a Inscrição
4.7 (93.33%) 3 votos