Resultado Prouni 2019 – O Programa Universidade para Todos (ProUni) trouxe excelentes oportunidades de estudo em instituições particulares. Universidades de todo o país são participantes desse programa do Ministério da Educação (MEC). Assim, podendo fazer o seu curso inteiro com bolsa de estudos.

Alguns estudantes conseguem gratuidade total e que é garantida durante todos os semestres; outros participantes recebem bolsa de 50% ou de 25%. Veja como consultar o resultado do ProUni de 2019.

Resultado do ProUni 2019 (segundo semestre)

Existe um processo seletivo no começo do primeiro semestre e outro a quem deseja começar a estudar no segundo semestre. O participante concorre usando a mesma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e os outros requisitos continuam valendo. Sendo assim, é preciso não ter nota zero na redação e alcançar média de 450 pontos ou mais.

Publicidade

Veja também sobre o SISU 2019!

Como consultar o Resultado ProUni 2019?

Resultado PROUNI 2019

Como Consultar o Resultado PROUNI 2019

O estudante tem de acessar a página do ProUni (http://prouniportal.mec.gov.br) e logar-se com os mesmos dados que usou a fim de ver as informações do ENEM. Ou seja, usando a mesma senha e o seu número de inscrição na prova.

Já logado no sistema do ProUni, o candidato consegue acompanhar os resultados já liberados e também as próximas datas. Além disso, é indispensável não ficar muito tempo sem acessar a página do Programa Universidade para Todos. Isso porque há poucos dias entre a publicação do resultado e o final das matrículas.

Chamadas do ProUni

Na primeira convocação, a chamada regular, são incluídos os participantes que ficaram melhor colocados no ENEM de 2018. Estes têm de ir à instituição particular a fim de tratar da matrícula. E, quando nem todos comparecem e sobram vagas, é feita a segunda chamada.

Publicidade

Geralmente, as faculdades fazem duas chamadas, entretanto, dependendo das vagas e da quantidade de inscritos, é possível ter até três convocações.

Publicidade

Participar da lista de espera

O inscrito que não foi convocado na chamada regular não é automaticamente mandado à lista de espera. Sendo assim, isso só acontece se ele solicitar. Quando o estudante acessa o seu resultado do ProUni 2019, ele verá a opção “lista de espera” à esquerda.

Logo depois, bastará indicar a qual curso há interesse. Sendo assim, o candidato poderá estar nas próximas chamadas de matrícula que a instituição fizer naquele semestre.

Vagas Remanescentes

São chamadas de vagas remanescentes aquelas que a universidade disponibilizou e que não foram preenchidas. Há muitos motivos para isso, por exemplo, a falta de documentação adequada e desistência do estudante aprovado.Só é possível saber se existem vagas remanescentes do ProUni 2019 e quantas são depois que o período de matrícula se encerra.

Acontecendo isso, a faculdade contabiliza quais bolsas de estudo não foram reclamadas e faz a segunda chamada: os estudantes que desejaram participar da lista de espera, então, poderão ser convocados.

O critério da distribuição das vagas remanescentes do ProUni 2019 é a nota de corte: se um grupo de estudantes está concorrendo às três vagas que sobraram a Administração em lugar X, apenas os três com melhor nota no ENEM poderão se matricular.

Veja também como consultar o resultado do SISU!

Resultado Prouni 2019 – Veja como consultar!
5 (100%) 1 voto[s]