Resultado SISU 2019 – O Sistema de Seleção Unificada (SISU) está em funcionamento há alguns anos. Assim, oferecendo às pessoas do país inteiro a possibilidade de estudar em uma faculdade pública.

Não é necessário estar saindo da educação básica naquele momento ou ser recém-formado. Dessa forma, pessoas de qualquer idade, com o certificado do ensino médio ou EJA, podem se inscrever ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e concorrer depois ao SISU.

Os seus processos de seleção acontecem no primeiro e no segundo semestre. E aqui você verá como consultar o resultado do SISU de 2019. Portanto, acompanhe!

Publicidade

Resultado do SISU 2019 (segundo semestre)

Quando se fala de nota do SISU, fala-se da nota que o participante obteve no ENEM de 2018. Se essa nota corresponder ou superar a nota de corte do curso de interesse então pode-se concorrer à matrícula.

A fim de ver o resultado do SISU de 2019, no segundo semestre, o candidato precisa o site do SISU site do SISU (http://sisu.mec.gov.br). Logo depois acessar com a sua senha e seu número de inscrição do ENEM.

O portal do Sistema de Seleção Unificada terá todas as datas mais importantes do processo seletivo do segundo semestre, inclusive os resultados individuais.

Publicidade

Como Consultar o Resultado SISU 2019?

Resultado SISU 2019

Como Consultar o Resultado SISU 2019

A consulta do resultado serve a fim de que o inscrito ao SISU saiba se foi selecionado, dentro do grupo de pessoas que tinham a nota de corte para certo curso.

Por exemplo: um estudante interessado em cursar Medicina e que concorre com mais 300 candidatos verá se está entre os que farão a matrícula. Além de fazer a consulta do resultado pelo link acima, o participante pode baixar o app do SISU, que é gratuito.

Veja também como consultar o Resultado do PROUNI!

Critérios de Desempate

O número de pessoas que se inscrevem ao SISU é enorme. E assim, a probabilidade de empate entre elas também. Entretanto, o Ministério da Educação (MEC) tem critérios para escolher quem ganhará a vaga. Dessa forma, o primeiro é ter a melhor nota na redação do ENEM.

Os eixos e tecnologias que compõem a prova também servem como critério de desempate. O estudante que tem melhor desempenho em Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, por exemplo, tem vantagem.

O terceiro critério será a nota em Matemática e Suas Tecnologias. No caso de ainda haver empate mesmo com os três critérios usados, apela-se a Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. E, por fim, a Ciências Humanas e Suas Tecnologias.

Documentos Necessários à Matrícula

As pessoas que são convocadas na chamada regular ou às vagas remanescentes devem levar os documentos abaixo à instituição de ensino:

  • Declaração de que não estuda no ensino superior em outro lugar
  • Histórico do ensino médio
  • Documento de identificação oficial com foto
  • CPF
  • Fotos 3×4 recentes
  • Certidão de Quitação Eleitoral
  • Certificado de conclusão do ensino médio (serve certificado do EJA e prova ENCCEJA)
  • Comprovante de registro acadêmico (dado pela instituição)

Participar da Lista de Espera

Basta o participante não convocado na chamada regular acessar o SISU 2019, clicar em “Lista de espera”. E logo depois especificar o curso superior que deseja.

Veja aqui mais detalhes sobre o SISU 2019!