O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é muito aguardado pelos alunos que estão concluindo o ensino médio. E, sendo assim, esperam conseguir uma boa nota nessa prova, e assim, conquistar uma vaga na faculdade. A ansiedade é tanta que mal terminam a avaliação e já querem acessar o gabarito Enem 2019, porém, esse demora um pouco a ser divulgado.

Esse exame também possui outros objetivos. Como, por exemplo, permitir que o aluno se autoavalie, sejam feitos estudos educacionais e se obtenham indicadores e visando permitir acesso a programas de financiamento estudantil como o Fies.

A prova visa avaliar o conhecimento do aluno em diferentes campos. Por isso engloba temas como Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Publicidade

Esses conteúdos são aplicados em dois dias de provas em finais de semana diferentes e aos domingos. Confira tudo sobre o Gabarito ENEM 2019 abaixo!

O que foi cobrando na prova ENEM?

Para que possa ficar feliz ao conferir o gabarito Enem, é preciso se preparar antes de realizar o exame. E uma boa maneira de fazer isso é conhecendo o que já foi solicitado e provas anteriores.

Os conteúdos que serão abordados são divulgados pelo Inep de acordo com as Matrizes de Referência do Enem. Mas, isso não é suficiente visando saber o estilo da prova e outros.

Publicidade

Buscando saber o que foi cobrado na prova anterior e os gabaritos do Enem é possível consultar as que foram aplicadas em anos anteriores. Dessa forma se conhece melhor a metodologia usada. E assim, o conteúdo que são mais comuns como idade contemporânea, meio ambiente, compreensão textual e probabilidade.

Veja a forma mais fácil de consulta seu local de prova Enem aqui!

Gabarito enem 2019

Veja o Gabarito ENEM 2019 Agora!

Para quem tem pressa de saber como foi o seu desempenho, pode optar por conferir o gabarito do Enem por canais não oficiais.

Esses gabaritos normalmente são divulgados por professores, escolas, cursinhos e sites especializados que fazem uma releitura do exame. E, ainda, explicam as questões ou apenas divulgam um gabarito que acreditam ser correto.

Publicidade

A grande vantagem do gabarito Enem 2019 é que ele costuma ser divulgado no dia da prova e algumas horas após ela. Dessa forma é possível ter uma ideia de quantas questões acertou. E, portanto, tirar dúvidas de como os exercícios deveriam ser feitos.

Se por um lado tem um ponto positivo, por outro pode fazer com que a ansiedade aumente quando não se conseguiu garantir um bom desempenho. E, também, pôr as respostas não serem oficiais, estarem erradas, isso cria expectativas que nem sempre condizem com a realidade.

Consultar o Gabarito ENEM Oficial?

Se a ideia é consultar o gabarito Enem oficial é preciso aguardar a sua publicação. Contudo, ela normalmente ocorre após algumas divulgações não oficiais.

Para o ano de 2019, segundo o calendário do Enem, divulgado pelo Inep, os cadernos de questões e gabarito Enem 2019 devem ser divulgados juntos.

Está previsto a divulgação do gabarito no dia 13 de novembro, apenas 3 dias após a realização do último certame.

A consulta deve ser feita no site oficial do Enem e somente nesse momento é que se terá acesso se houve alguma questão errada que foi invalidada e ao desempenho individual se tiver acesso às questões que anotou no dia do exame.

Uma coisa muito importante a fim de verificar o gabarito é estar com o caderno de questões em mãos, pois, sem saber qual foi a resposta que assinalou, dificilmente conseguirá saber quantos pontos fez.

Resultado ENEM 2019 – Quando poderei consultar?

O gabarito do Enem serve para que as pessoas possam ter uma ideia do seu rendimento no exame. E, desta forma, se tranquilizar em relação aos pontos obtidos, entretanto, não é o resultado final do estudante.

Somente após a divulgação dos resultados finais, o que está previsto para ocorrer a partir de janeiro. Isto aos que já concluíram ensino médio e março aos treineiros é que se saberá o desempenho individual de cada pessoa conforme o que foi anotado na folha de resposta.

Vale lembrar que os resultados são divulgados por área de conhecimento, permitindo saber o desempenho em cada uma delas.

Sabendo quando sai o gabarito Enem 2019 e as datas das provas, é possível se preparar bem e ter um bom desempenho. Assim, conquistar a nota desejada, a fim de ingressar na faculdade.

Quer conferir as respostas e o  gabarito do exame assim que forem divulgadas. Não deixe de acompanhar o calendário do exame, seja ele oficial ou não.

Se preferir, confira as vagas aberta de Jovem Aprendiz 2019!

Avalie