Aprendiz Legal – Para participar do programa, tanto empresa quanto jovem precisam entender o conceito da proposta. A seguir estão detalhados os pontos mais relevantes desse movimento.
O que é o Aprendiz Legal?
Aprendiz Legal é um programa que visa não apenas preparar, mas também inserir os jovens brasileiros no mercado de trabalho.
Com base na Lei 10.097/2000, que prevê a contratação de jovens entre 14 e 24 anos por empresas de grande e médio porte, a iniciativa tem como objetivo incitar a autonomia dos jovens participantes do programa Jovem Aprendiz, elevando assim a autoestima deles e lhes dando consciência do papel que têm na sociedade.
Como Funciona?
Ao Aprendiz, basta cumprir o requisito básico de estar dentro da faixa etária exigida pelo programa (de 14 a 24 anos) e, consequentemente, estar cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. No entanto, para os candidatos portadores de deficiência, o limite de idade é inexistente.
Em seguida, é necessário buscar no site do Aprendiz Legal por uma instituição participante e realizar o cadastro para se candidatar a uma oportunidade.
Para as empresas, antes de tudo, é preciso ter consciência de que a Lei da Aprendizagem determina claramente que, do seu quadro total de colaboradores, de 5% a 15% deles devem estar dentro do perfil de aprendiz.
No site do programa, é possível encontrar os dados de contato da unidade responsável pela implementação da iniciativa em cada estado do país.
Curso do Aprendiz Legal
O programa auxilia na profissionalização de seus jovens participantes oferecendo cursos que desenvolvem determinadas habilidades. Alguns exemplos são:
- Comércio e varejo
- Telemarketing
- Logística
- Produção industrial
- Serviços bancários
CIEE Aprendiz Legal
O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) dá continuidade ao programa, educando os seus jovens por meio de cursos capacitadores, em forma de oficinas, que simulam situações reais das posições que eles podem vir a assumir mediante a contratação.
Todas as atividades foram desenvolvidas para atrair e motivar os participantes do Aprendiz Legal. São distribuídos materiais impressos, enquanto que o acesso digital é disponibilizado na estante virtual do programa. Para os alunos com deficiência audiovisual, o módulo básico está transcrito em Braille e os demais se transformaram em áudio-livro.
Como fazer o cadastro no programa
Para cada vaga que despertar o interesse do jovem, deve ser seguido todo o processo de inscrição. Ou seja, não há como se inscrever uma única vez e concorrer a todos as vagas que estiverem disponíveis no momento.
Se o aprendiz cumpre com todos os pré-requisitos, ele pode se candidatar a uma oportunidade das seguintes maneiras:
- Acessar o site do programa e verificando quais são as vagas abertas
- Realizar a inscrição diretamente no site da empresa de seu interesse
- Ir pessoalmente até a empresa de seu interesse para fazer a entrega do currículo
- Solicitar suporte das unidades parceiras do programa, assim como o CIEE
Aderir à proposta da Lei da Aprendizagem é benéfico tanto para a empresa participante quanto para o jovem que se candidata. Não deixe de considerar essa grande ponte entre talento e contratante.