Uma vez que, se a instituição oferecer cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), o sistema também apresentará dados e informações acerca dos cursos e sobre os discentes dessa modalidade.
No entanto, se a escola não oferecer ensinos técnicos de nível médio, os ensinos de Formação Inicial Continuada não serão cadastrados.
Publicidade
Assim, os órgãos competentes de cada sistema de ensinamento contam agora com um importante instrumento para monitorar a validade nacional dos diplomas.
Como se cadastrar no SISTEC/MEC
Certamente, todas as instituições de ensino que estão credenciadas para ofertar cursos técnicos, seja qual for à modalidade, devem se cadastrar no SISTEC. Assim como, escolas públicas ou privadas, federal, estadual ou municipal.
Unidade de ensino: a fim de receber um código de acesso ao Sistema do SISTEC, os representantes de unidades de ensino que ofertam ensinos de nível técnico, devem entrar em contato com o Fala Brasil, do Ministério da Educação, através do telefone 0800-616161. Só assim será possível fazer o pré-cadastro da unidade de ensino.
Órgão regulador: o cadastro de órgãos reguladores como por exemplo, Secretaria de Estado, Conselho Estadual de Educação, Conselho Municipal de Educação, entre outros, deve ser efetuado pelo Ministério da Educação a partir de visita da comissão técnica de acompanhamento. Visto que são agendadas com antecedência e, dessa maneira, ocorre o cadastro no SISTEC.
Aluno: o cadastro de alunos no sistema começou em 2009. No entanto, os discentes deverão aguardar até que a unidade de ensino efetue o cadastro no SISTEC.
Como funciona o SISTEC/MEC
O SISTEC é alimentado todos os meses com informações atualizadas e completas, disponíveis para todos os estudantes que desejam iniciar um curso médio e de nível técnico.
O intuito do SISTEC é, principalmente, oferecer dados aos alunos de ambas às redes de educação. Além disso, não há diferenciação acerca da modalidade do sistema de ensinamento. O SISTEC atende as instituições municipais, federais e estaduais.
Publicidade
Além disso, o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica ajuda as instituições no que se diz respeito à avaliação nacional dos diplomas. Uma vez que mantém em sua base de dados todas as informações sobre cursos, carga horária e discentes.
Principais informações do SISTEC
Ao todo, o cadastramento de unidades escolares no SISTEC já alcançou a marca de 6.556 escolas técnicas e mais de 10 milhões de alunos cadastrados. Os dados são do Ministério da Educação (MEC).
Confira os números:
- Total de alunos cadastrados no SISTEC: 10.489.055
- Total de unidades de ensino cadastradas: 6.556
- Órgãos validadores: 55
Unidades de Ensino da Rede:
- Rede municipal pública:28
- Rede municipal privada: 10
- Unidades de ensino exclusivamente FIC: 983
- cursos técnicos: 5.573
- Rede estadual/distrital privada:152
- Rede federal: 455
- Sistema S:061
- Rede estadual/distrital pública:841
- Militar: 9
Alunos:
- Rede municipal pública:307
- Rede estadual/distrital pública:256
- Rede estadual/distrital privada:600
- Rede federal: 796.056
- Sistema S: 8.111.193
- Militar: 6.643
- Alunos de cursos técnicos: 2.475.782
- Rede municipal pública:330
- Rede estadual/distrital pública:124
- Rede estadual/distrital privada:866
- Militar: 6.643
- Rede federal: 501.825
- Sistema S: 488.994