O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é uma solução às pessoas que desejam concorrer a uma vaga nas universidades públicas do Brasil.
Oferecendo vagas em cursos superiores de todas as vertentes, esse programa é organizado pelo Ministério da Educação (MEC).
E assim, costuma realizar processos seletivos uma vez por semestre.
Saiba já todos os detalhes sobre o SISU em 2024.
Como funciona o SISU 2024
As instituições de ensino têm determinadas notas de corte. Ou seja, apenas podem concorrer às vagas para ele as pessoas que obtiveram aquela média ou superior no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O estudante pode selecionar até dois cursos para concorrer, desde que eles estejam em conformidade com a sua nota.
Tanto as cotas quanto as vagas de ampla concorrência são distribuídas e os selecionados precisam ir à universidade fazer a matrícula.
Destaca-se que, geralmente, o prazo a fim de que essa matrícula seja efetuada é bem curto. E o selecionado no SISU não pode perdê-lo.
Quem pode participar?
A fim de se inscrever no Sistema de Seleção Unificada, o estudante precisa somente:
- Ter realizado o ENEM no ano anterior;
- Ter alcançado média de 450 ou mais;
- Não ter tirado nota zero na sua redação.
Esses são os critérios básicos, mas ressalta-se que os estudantes devem ter o certificado de conclusão da Educação Básica.
Sendo este reconhecido pelo Ministério da Educação. Esse certificado pode ser até mesmo o obtido na prova Encceja ou então pelo EJA.
Como fazer a inscrição SISU 2024?
As inscrições ao SISU no segundo semestre precisam ser feitas no site do SISU (http://sisu.mec.gov.br/inicial).
Todavia, é preciso ter pressa porque o MEC só aceita as inscrições durante quatro dias. E quem as perder terá de aguardar o final de 2024 a fim de concorrer novamente.
O sistema só pedirá ao candidato a senha de acesso ao ENEM (aquela utilizada para acompanhar as notas) bem como também o número de inscrição.
Logo depois que a pessoa fizer a sua inscrição, ela poderá acompanha-la usando o aplicativo.
Cujas orientações de download estão no site. Através do app, o estudante consegue ficar informado sobre as notas de corte de cada curso, datas de inscrição e outras etapas e muito mais.
Nota de Corte do SISU
As notas de corte divergem entre as universidades e os cursos.
Por exemplo: um indivíduo que quer cursar Psicologia em uma federal de São Paulo pode encontrar uma nota de corte bem diferente daquela pedida pela universidade estadual em Manaus e assim por diante.
A fim de que a instituição de ensino chegue a essa nota de corte, é feita a média das notas de quem está interessado no curso.
Além disso. também é levado em conta quantas vagas a universidade tem ao curso em questão.
Consultar Resultado do SISU
As datas de resultado do SISU estão indicadas no site da inscrição e são mostradas no app.
Logo que ele é publicado, o MEC começa a fazer as chamadas. Inicia-se com a chamada regular e logo depois se anuncia a matrícula a lista de espera.