De fato, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) desenvolveu o Pronatec Oferta Voluntária.

Assim, o Programa é uma ramificação do Pronatec. Entretanto, neste caso, são oferecidas vagas gratuitas em diversas instituições de ensino parceiras.

Assim, as oportunidades são ofertadas como os cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), ou técnicos e qualificação profissional.

A característica que torna o programa “voluntário” é, principalmente, que as instituições que ofertam os cursos não recebem nenhum tipo de recurso do MEC.

Publicidade

Em síntese, com o Pronatec Oferta Voluntária, quem arca com às custas, tipo materiais de estudo e professores qualificados para as aulas é a instituição parceira.

Quem pode participar do Pronatec Voluntário?

Em resumo, para se inscrever no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Oferta Voluntária é preciso ficar atento aos requisitos obrigatórios de participação. A seguir, quem pode se inscrever:

  • Trabalhadores
  • Beneficiários de programas de transferência de renda, tipo o Bolsa- Família
  • Agricultores e familiares
  • Silvicultores
  • Comunidades quilombolas e povos indígenas
  • Aquicultores
  • Extrativistas
  • Pescadores
  • Jovens e adolescentes que estejam cumprindo pena socioeducativa
  • Mulheres responsáveis pela unidade familiar

Assim, cabe destacar que todos os interessados devem ter idade igual ou superior a 15 anos.

Publicidade

Portanto, para determinados cursos é necessária a formação do Ensino Médio em escola pública ou bolsista integral em escola do ensino privado. Pronatec Oferta Voluntária

Publicidade

Como me inscrever no Pronatec Oferta Voluntária?

Em principio, as inscrições no Pronatec Oferta Voluntária devem ser feitas somente pela internet. Eventualmente, por meio do Portal Oficial do Programa. Confira como se inscrever de forma simples:

  1. Acesse o site oficial aqui
  2. Selecione o tipo de curso que deseja
  3. Escolha a modalidade do curso: presencial ou a distância (EAD)
  4. Selecione o seu grau de escolaridade
  5. Selecione a unidade de ensino em que deseja realizar a pesquisa

Posteriormente, clique em “Pesquisar” e escolha entre as opções que aparecerão. Depois de escolher o curso desejado, clique em “Inscreva-se” e prossiga com as etapas indicadas pelo site.

Quais cursos são oferecidos?

Eventualmente, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego oferece pouco mais de 640 tipos de cursos diferentes, que são distribuídos por todo o território brasileiro. Entretanto, eles são disponibilizados de acordo com a necessidade de cada região, isso envolve a mão de obra qualificada, o que aumenta a chance de conseguir emprego durante e após a duração do curso.

Todos os cursos disponíveis pelo Pronatec você pode conferir aqui.

Calendário Pronatec Oferta Voluntária

Ao todo, este ano foram disponibilizadas mais de 3 milhões de vagas, sendo em sua maioria destinada ao curso de Educação A Distância (EAD).

No planejamento do Programa, a oferta de vagas é prevista para acontecer por lotes, durante os meses do ano.  Clique aqui e confira o cronograma de vagas do Pronatec Oferta Voluntária.

Qual a duração dos cursos?

Os cursos de Formação Inicial ou Continuada (FIC) e de qualificação profissional, disponibilizados pelo Pronatec Oferta Voluntária são de curta duração, normalmente duram de 3 a 5 meses, dependendo do sistema pedagógico e da quantidade de horas do mesmo.

Os cursos técnicos de nível médio podem ter de 1 a 2 anos de duração, e também depende da carga horária e sistema pedagógico estabelecido no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Novidades nos Cursos SIstec

Avalie