A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é peça essencial à educação brasileira, descubra suas funções e como é inserida nas escolas de todo o país.
Já parou para pensar como os conteúdos entres os níveis de ensino se conectam? É um dos desafios proporcionar continuidade entre o infantil, fundamental e médio.
Para isso existem ferramentas como o BNCC, que você vai conhecer mais detalhes nesse artigo.
BNCC: O que é?
A BNCC trata-se de um conjunto de diretrizes voltadas para garantir a aprendizagem orgânica e progressiva nas escolas brasileiras.
A Base Nacional Comum Curricular foi homologada em dezembro de 2018, pelo então ministro da educação Rossieli Soares da Silva.
É pautada pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e se aplica em instituições públicas e privadas.
Além disso, usa o Artigo 205 da Constituição Brasileira, como marco legal para atender aos seus fins.
Nesse documento instrucional estão orientações para indicar como as escolas devem apresentar o conhecimento e estimular habilidades dos alunos.
Outro objetivo da base é unir as teorias apresentadas em sala de aula ao contexto humano, a inclusão é palavra-chave desta norma.
O resultado esperado é jovens mais conectados à sociedade, bem como respeitosos aos princípios democráticos.
Ela está presente em diferentes etapas da educação, atualizando os conteúdos ensinados na sala de aula, também na formação dos futuros professores.
Então, a influência dessa base está na elaboração dos materiais didáticos, das avaliações e nos exames nacionais (ENEM, Enade, etc.).
Para isso se apoia nas “Competências gerais” que são conceitos apontados como primordiais na aprendizagem dos alunos.
De acordo com o texto original da Base Nacional Comum Curricular, se estabelecem 10 competências, são elas:
- Valorizar e utilizar conhecimentos históricos provenientes dos diferentes mundos (digital físico, social) com intuito de aprender e colaborar na construção de um lugar melhor para todos
- Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria da ciência
- Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais (locais e globais)
- Utilizar diferentes linguagens, desde as artes até o conhecimento científico, para que se consiga expressar ideias e suas experiências
- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica para se comunicar em todas as esferas sociais
- Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e outras experiências que contribuam para exercer protagonismo na vida pessoal e coletiva
- Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, sobretudo em situações de debate que sirvam para defender os direitos humanos
- Conhecer e cuidar da saúde física e mental
- Excitar empatia, utilizando o diálogo como principal ferramenta
- Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência, e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Esses pilares da base se dão de maneira diferente nos níveis de ensino.
Como é implantada nas escolas?
A partir das competências gerais listadas acima, são traçadas finalidades para o infantil, fundamental e médio.
Surgem componentes curriculares mais adequados ao contexto atual dos alunos, por exemplo.
A Base Nacional Comum Curricular vai indicar os itinerários informativos, que são formas de organizar as disciplinas abordadas em cada nível de ensino.
Só para ilustrar, veja abaixo como ficam distribuídos os currículos em todas as etapas da educação básica, que as escolas devem seguir.
Currículo do Ensino Infantil
Aqui os conteúdos se distribuem orientados pelos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, que são:
- Conviver
- Brincar
- Participar
- Explorar
- Expressar
- Conhecer-se.
As atividades escolares dessa fase se baseiam nestes tópicos e são aplicadas respeitando a faixa etária.
Segundo a medida, os grupos etários se dividem em duas categorias:
- Creche (bebês até crianças de 3 anos e 11 meses)
- Pré-escola (crianças de 4 a 5 anos).
Currículo do Ensino Fundamental
No fundamental o objetivo é manter o aprendizado da pré-escola e em um primeiro momento, ampliar a capacidade cognitiva dos alunos.
São estabelecidos blocos de disciplinas que servirão para aplicação dos conteúdos.
Desse modo, o currículo proposto pela base será:
- Áreas de linguagem
- Área da matemática
- Área de ciências da natureza
- Área de ciências humanas
- Área de ensino religioso.
Currículo do Ensino Médio
No Médio as escolas devem garantir a continuidade e ampliação do aprendizado, também precisam preparar os jovens para os futuros desafios profissionais.
Assim, temos currículos mais densos que se apresentam como:
- Linguagens e suas tecnologias
- Matemática e suas tecnologias
- Ciências da natureza e suas tecnologias
- Ciências humanas e sociais aplicadas
- Formação técnicas e profissional.
Desse modo, a BNCC busca igualar conteúdos utilizados em todas as escolas brasileiras, o objetivo primordial é evitar as desigualdades no ensino brasileiro.
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