O histórico escolar é um documento fundamental para os estudantes e em alguns casos pode ser baixado pela internet.
Diploma e certificado são documentos utilizados para comprovar a escolaridade, mas, e quando o curso ainda não foi concluído?
Um dos meios de atestar o nível educacional é através dessa documentação com boa parte das informações do estudante, sobretudo, aquelas relacionadas ao desempenho acadêmico.
Alunos do ensino superior têm à disposição alguns serviços online para baixar esse tipo de boletim.
Veja abaixo como obter o seu histórico escolar de diversas maneiras.
Histórico Escolar: Como solicitar?
O aluno da UFV pode pedir seu histórico escolar presencialmente ou via internet.
Solicitação presencial:
- É feito no prédio principal da instituição. Mas, algumas universidades federais, por exemplo, têm pró-reitorias específicas para esse tipo de pedido
- Muitas vezes é preciso baixar primeiro a guia de pagamento, quitá-la e apresentar o comprovante no ato da solicitação
- É necessário mostrar RG, CPF, Comprovante de matrícula
- Depois do protocolo, o estudante saíra com a previsão de retirada.
Solicitação pela internet:
- No caso da UFV, é preciso acessar o site, neste ambiente a solicitação é realizada,
- Escolher o campus que estudou
- Informar CPF ou ID Estrangeiro, senha e clicar em “Entrar”
- Escolher a opção de histórico.
Por esse caminho não é necessário pagar taxa, porém, o aluno só terá acesso a um histórico simples, o pedido pode ser feito a qualquer momento.
E para cursos de nível fundamental e médio? Como fazer?
Isso depende de cada escola, de maneira geral, solicitar registros escolares nessas situações tem de ser pelo atendimento presencial.
Há também o boletim escolar que serve como comprovante de histórico dos alunos na educação básica.
Em escolas públicas de muitos estados brasileiros, esse é um serviço que vem sendo disponibilizado pela internet.
Só para ilustrar, no estado de São Paulo os pais e alunos podem acessar o portal da Secretaria Escolar Digital:
- Escolher no menu principal a aba “Vida Escolar”
- Em seguida “Histórico”
- Depois se especifica coisas como “Ano Letivo”, “Escola”, “Tipo de Ensino”, “RA do Aluno” para concluir o pedido
- Feito a pesquisa abrirá uma tela de visualização do documento, e o interessado deverá clicar em “Gerar Histórico”
- O pedido irá para aprovação, e só depois será liberado para impressão ou download.
A tendência é que secretarias estaduais e municipais adotem formatos semelhantes futuramente.
Para explicar as fases desse pedido, tomamos como exemplo o serviço oferecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Seu sistema de registro escolar é similar a boa parte das instituições federais no país.
No entanto, algumas conservam o pedido tradicional, ou seja, o aluno deve ir presencialmente à secretaria.
Acessando a UFV, alunos da graduação ou da pós-graduação conseguem baixar o histórico atualizado.
O serviço é permitido para estudantes ativos ou aqueles que já concluíram seus cursos, há duas formas para solicitar: presencial e pela internet.
As etapas básicas de solicitação consistem nas seguintes etapas:
- Fazer o requerimento
- Baixar guia de pagamento para o serviço
- Apresentar documentação
- Acompanhar o andamento do pedido até sua liberação
Isso é praxe de muitas instituições, embora, atualmente, muitas faculdades particulares disponibilizam gratuitamente o histórico de seus alunos na web.
Tipos e estruturas dos históricos escolares
Esse documento é presente nos níveis educacionais, tais como:
- Fundamental
- Médio
- EJA
- Técnico ou Profissional
- Graduação.
A estrutura é bem parecida, mas em cada etapa da educação são acrescidos alguns detalhes.
Na estrutura de um boletim do ensino fundamental, por exemplo, se aponta disciplinas, séries, notas, ano letivo, etc.
Também, os dados da escola são informados, bem como os códigos de autorização para seu funcionamento.
Já no médio, no ano de conclusão, o documento terá de mostrar coisas como:
- Nome do aluno
- Naturalidade
- Texto de acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases)
- Nome da instituição
- Assinatura da secretaria e da direção
- Notas
- Data e local.
Os registros escolares no ensino superior são mais complexos, pois listam mais informações, o documento mostra:
- Dados completos do aluno
- Dados da instituição
- Disciplinas cursadas ou em andamento, bem como seus código e períodos de execução
- Carga horária obrigatória e optativa
- Disciplinas que estão pendentes.
Nas universidades federais, o histórico tem validação diferenciada para que se evitem fraudes.
É assim que se apresenta o histórico escolar, conferir as exigências da escola ou faculdade, previamente, é a principal dica.
Para mais informações sobre esse e outros assuntos, não deixe de conferir o nosso site!